ARTE, LINGUAGEM, EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CIÊNCIAS DA DANÇA: ARTE, APROXIMAÇÕES
Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz – EEFFTO/UFMG*
RESUMO: Este artigo é referência para a palestra de abertura do 14º Seminário Internacional Concepções Contemporâneas em Dança e tem o propósito de refletir sobre os conceitos e aproximações entre as palavras chave do evento: Arte, Linguagem, Educação, Sociedade e Ciências da Dança. O fio condutor desta reflexão é a dança. A abordagem realizada na reflexão é primariamente sob a teoria da semiótica francesa e da filosofia merleau-pontyana. Sinteticamente as análises do estudo bibliográfico realizado, apontam a dança como área de conhecimento, como prática corporal, como linguagem, como fenômeno da cultura, da arte, da ciência e da educação, é nutrida pela curiosidade humana, pela criatividade, pela linguagem, pela técnica, pelo desejo de experimentar, de criar e de se reinventar. Como está cravada na história, na arte e na ciência, a dança revela um corpo em profusão de sentidos e formas desvelando a existência humana.
PALAVRAS-CHAVE: Dança. Linguagem. Arte. Educação. Sociedade. Ciências da Dança.
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ABRIR O PDF COMPLETO!
LINGUAGEM, EDUCACAO, SOCIEDADE E CIENCIAS DA DANCA APROXIMACOES – Isabel Coimbra