17º SICCODA – ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA DANÇA: A TRANSVERSALIDADE EM CENA

<object class="wp-block-file__embed" data="https://dancaexperimental.files.wordpress.com/2021/10/anais-17siccoda-4.pdf&quot; type="application/pdf" style="width:100%;height:600px" aria-label="Mídia incorporada de <strong>ANAIS 17SICCODAANAIS 17SICCODABaixar

Pela 17ª vez temos o privilégio de realizar o Seminário “Concepções Contemporâneas em Dança” (17º. SICCODA). Ao longo dos anos o que tem nos movido para essa realização é o anseio por mais oportunidades e espaços para pensarmos o diálogo entre a Dança, a Educação Física e tantas outras áreas de conhecimento e de pesquisa afins.

Com a pandemia do Covid-19 e a necessidade de mantermos o isolamento social, o Seminário foi realizado no formato on-line entre atividades ao vivo (síncronas) e atividades gravadas (assíncronas) publicadas na plataforma oficial do evento.

A cada ano, o SICCODA propõe diálogos focados na produção em dança na tríade do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. Para esse ano, nosso tema é “Estudos Interdisciplinares da Dança: a transversalidade em cena”.

Para desenvolver o tema, tivemos Palestras; Apresentações orais nos Grupos Temáticos (GTs) a saber: GT1 Estudos Interdisciplinares da Dança: Transversalidades; GT2 Dança, Arte, Acessibilidade e Inclusão; GT3 Dança, Linguagem e Tecnologia; e GT4 A Dança na/da Escola: Cultura e Transversalidade. Além dos GTs, também tivemos a Mostra de Pôsteres Eletrônicos e a Mostra Virtual de Dança.

Para compor o corpo de conferencistas, convidamos professores, pesquisadores e artistas inseridos em diferentes campos de atuação e linhas de pesquisa em Universidades/Faculdades brasileiras e estrangeiras.

Para os Grupos temáticos, para a Mostra de Pôsteres, para as Mostras de Dança e de Videodança, foram abertas inscrições para submissão de trabalhos. Os trabalhos aprovados participaram das atividades síncronas dentro da programação do evento.

O público envolvido no 17º. SICCODA, envolveu alunos da graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores nas áreas da Educação Física, da Dança, das Artes Cênicas, da Psicologia, da Fisioterapia, da Filosofia, da Antropologia, da Arquitetura, do Cinema, da Música e da Linguagem, bem como artistas de outras linguagens e de toda a comunidade interessada no estudo, na prática e na pesquisa do “corpo em cena”.

Parte da Programação tivemos a Exposição Virtual de Arte: a Transversalidade em Cena com o artista Catarinense Diego dos Santos (https://dibezalelarte.wixsite.com/my-site).

Como um dos frutos do seminário apresentamos este volume em Anais que está organizado da seguinte maneira: No primeiro capítulo encontram-se as palestras ministradas durante o evento com as temáticas norteadoras do seminário. No segundo capítulo estão relacionados os artigos de trabalhos submetidos e aprovados nos Grupos Temáticos: GT1 Estudos Interdisciplinares da dança: transversalidades; GT2 Dança, Arte, Acessibilidade e Inclusão; GT3 Dança, Linguagem e Tecnologia; e GT4 A Dança na /da Escola: Cultura e Transversalidade. No terceiro capítulo encontram-se os Resumos Expandidos referentes à Mostra Virtual de Pôsteres. E finalmente, no quarto capítulo, estão relacionados os trabalhos que compuseram a Mostra Virtual de Dança.

Nossa expectativa é de que o conteúdo aqui publicado, possa seguir contribuindo para a reflexão, o enriquecimento do conhecimento e um impulsionamento tanto para o para o ensino quanto para a pesquisa no campo da Dança e das áreas entrelaçadas!

Baixe o pdf dos Anais em seu dispositivo celular e em seu computador

Boa leitura, ótimas reflexões e novas danças!

ANAIS: ACESSE O LINK ABAIXO

<object class="wp-block-file__embed" data="https://dancaexperimental.files.wordpress.com/2021/10/anais-17siccoda-5.pdf&quot; type="application/pdf" style="width:100%;height:600px" aria-label="Mídia incorporada de <strong>ANAIS 17SICCODAANAIS 17SICCODABaixar