
MOSTRA DE PÔSTERES ELETRÔNICOS
A EXPERIÊNCIA E PROCESSO CRIATIVO NO CONTEXTO DA DANÇA EM VIDEOCLIPE
Andreza Cristina Oliveira Rodrigues (Bolsista PBEXT- Ação Afirmativa) – UFMG[1]
Carolina Amaral Lopes dos Santos (Bolsista PBEXT) – UFMG[2]
Helbert Junio Alexandrino dos Santos (Bolsista PBEXT- Ação Afirmativa) – UFMG[3]
Profa. Dra. Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz (Orientadora PRODAEX) -UFMG[4]
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo compartilhar a experiência vivida em meio a um “novo normal” gerado pela presença do vírus Covid-19 em 2020 no Programa de Dança Experimental (PRODAEX) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa exploratória em que o processo criativo abrange a dramaturgia da Dança, da trilha sonora, do figurino, do espaço ocupado e da edição. O objetivo principal da pesquisa foi a produção de um clipe de dança que diluísse o distanciamento emocional por meio do compartilhamento do trabalho individual e da narrativa pessoal produzido por cada um dos integrantes em sua casa. Isolados pela pandemia, a dança nos uniu e tem possibilitado reflexões e ações nos levando para além de uma proximidade virtualizada. O resultado do trabalho foi publicado em nossas redres social e se encontra também no link: https://youtu.be/1U6kP0tBLRA
PALAVRAS-CHAVE: Dança. Videoclipe. Processo Criativo.
[1] http://lattes.cnpq.br/5470584886273487
[2] http://lattes.cnpq.br/6321722956943409
[3] http://lattes.cnpq.br/9169718290008174
[4] http://lattes.cnpq.br/8193448308248291

**************************************************************************
DANÇA, ESCOLA E PANDEMIA: AS AULAS MEDIADAS PELOS DISPOSITIVOS TECNOLOGICOS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Francisco de Paulo D’Avila Junior– Universidade Católica de Brasília[1]
RESUMO: Como estratégia profilática para conter o avanço da pandemia do Covid-19, as escolas precisaram fechar e a tecnologia passou a mediar os processos de ensino-aprendizagem. O presente texto trata-se de relatos de experiências de um professor de Arte, a partir de práticas em que foi possível experimentar o trabalho com a linguagem da Dança, e que foram realizadas durante o ensino remoto emergencial em Escolas Estaduais de Minas Gerais. O uso de ferramentas tecnológicas para os estudos artísticos, durante a crise sanitária global imposta pelo vírus Sar-cov-2, se tornou uma alternativa viável com a utilização de dispositivos e de aplicativos de criação digital. Além do relato, o texto apresentará uma breve reflexão sobre a tecnologia aliada à educação.
PALAVRAS-CHAVE: Dança. Tecnologia. Pandemia.
[1] Lattes: http://lattes.cnpq.br/1804150373311243

**************************************************************************
ENCONTRO DE GRUPOS DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO (ENGREPE): DIÁLOGOS E INTERCESSÕES EM TEMPO DE ERE: AÇÕES ENTRE A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Autores: Ana Flávia Ribeiro Otoni (Bolsista PBEXT) – UFMG*
Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz (Orientadora PRODAEX) – UFMG **
RESUMO: No ano de 2020, as atividades de encerramento do segundo semestre ampliaram a proposta de Mostra de Dança, linkando com o Projeto Encontro de Grupos de Ensino, de Pesquisa, e de Extensão (ENGREPE). O objetivo deste trabalho é mostrar a realização do ENGREPE 2020. Esse evento tem como proposta promover a discussão sobre ações e movimentos desenvolvidos por grupos de pesquisadores, docentes e discentes da UFMG e instituições parceiras como o CEFET/MG e a UEMG, tendo como foco temáticas que envolvam as áreas da Educação Física (bacharelado e licenciatura), da Dança, da Arte, dos Estudos de Linguagens e áreas afins numa perspectiva inter, multi e transdisciplinar. Ademais, busca proporcionar o compartilhamento de saberes, pesquisas, artes e culturas. Em 2020, a temática abordada foi “Diálogos e Intercessões em Tempo de ERE: Ações entre a Pesquisa, o Ensino e a Extensão Universitária”.
PALAVRAS-CHAVE: Diálogo. Compartilhamento. Dança. Transdisciplinaridade. Ciência-saber.
* http://lattes.cnpq.br/2042302390582747
** http://lattes.cnpq.br/8193448308248291
