ANAIS – 16 SEMINÁRIO INTERNACIONAL CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS EM DANÇA

Belo Horizonte, 2020 v.6, n.1, novembro. ISSN 2358-7512

Pela 16ª vez tivemos a alegria de realizar o Seminário “Concepções Contemporâneas em Dança”. O evento é uma realização do Programa de Dança Experimental da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Grupo de Pesquisa CCODA. Nessa décima sexta versão, mais uma vez, movidos pelo anseio por oportunidades e espaços para pensarmos a dança, apresentamos uma proposta para estudiosos e comunidade interessada no tema da dança, para conhecer, estudar e compartilhar as experiências e os conhecimentos produzidos nos dias de hoje. O tema desse ano é “Estudos Interdisciplinares em Dança: Arte, Linguagem, Cultura e Diversidade”.

O evento seria realizado em junho de 2020, mas logo no início de março, fomos todos surpreendidos com apandemia COVID-19 e com as consequentes suspensões de todas as atividades presenciais na UFMG. Diante dos acontecimentos foi necessário rever a possibilidade de realização do Seminário Internacional CCODA e de novas datas.

Com a retomada do semestre letivo universitário no formato de Ensino Remoto Emergencial (ERE) para a graduação e com a mobilidade das datas acadêmicas, optamos por manter a realização do Evento, mas no formato virtual. O tema proposto, se reafirmou oportuno, coerente e tangível para pensarmos sobre o presente vivido, principalmente nos últimos meses. O tema do seminário se mostrou como uma oportunidade ímpar para conhecermos, estudarmos e compartilharmos as experiências e os conhecimentos produzidos na área da dança em diálogo com áreas afins tendo em vista o sujeito da dança e na dança em tempos de pandemia COVID-19.

Transpor uma experiência presencial consolidada por 16 anos para a proposta virtual, ainda nos levou a refletir sobre todo o contexto metodológico e logístico do Seminário e, nesse sentido, o modelo virtual nos abriu uma janela de possibilidades e geramos uma programação entre atividades síncronas (ao vivo) e atividades assíncronas (gravadas previamente).

O conceito de espaço e tempo no ambiente virtual, também nos levou a ousar na direção de termos todas as salas assíncronas funcionando ao mesmo tempo durante todo o evento para que os inscritos pudessem escolher o que assistir primeiro e transitar entre os vários conteúdos como lhes aprouvessem. Sonhamos alto e conseguimos inserir no ar o projeto do seminário totalmente on-line!

O evento, desde seu planejamento, escolha pela plataforma e consequentemente a montagem do seminário na plataforma, descortinaram desafios minuto a minuto trazendo experiências novas em cada passo! O Seminário foi realizado gratuitamente para seus participantes inscritos pela plataforma virtual Doity (https://doity.com.br/16-seminario-internacional-concepcoes- contemporaneas-em-dança). 

As atividades síncronas aconteceram por meio de lives e web-conferências via aplicativo do Youtube e Instagram enquanto as atividades assíncronas aconteceram por meio vídeos gravados das palestras, das apresentações orais dos Grupos Temáticos, da mostra de pôsteres, das mostras de dança e de videodança. As atividades síncronas foram gravadas e disponibilizadas posteriormente na plataforma. Cada atividade da programação foi acompanhada por fóruns virtuais assíncronos de conversa em que os conferencistas e apresentadores de trabalhos tiveram a oportunidade de interagir com o público participante para ampliar a discussão temática em pauta por meio de trocas, conversas e networking.

Durante todo o Seminário refletimos sobre o que nos move para sua realização, reafirmando o evento como uma oportunidade e um espaço profícuo para pensarmos o diálogo entre a Dança, a Educação Física e tantas outras áreas de conhecimento e de pesquisa afins.

A cada ano, o Seminário vem propondo diálogos focados na produção em dança na tríade do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. O tema desse ano, deu continuidade ao tema desenvolvido em 2019, “Estudos Interdisciplinares da Dança” com o foco nas temáticas da arte, da linguagem, da cultura e da diversidade. Para compor o corpo de conferencistas, convidamos professores, pesquisadores e artistas inseridos em diferentes campos de atuação e pesquisa em Universidades/Faculdades brasileiras e estrangeiras.

Para os Grupos temáticos, para a Mostra de Pôsteres, para as Mostras de Dança e de Videodança, foram abertas inscrições para submissão de trabalhos.  O público alcançado foram alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores das áreas da Educação Física, da Dança, das Artes Cênicas, da Pedagogia, da Psicologia, do Jornalismo, da Fisioterapia, da Filosofia, Antropologia e da Linguagem.   

O evento não se limitou aos quatro dias iniciais para sua realização. Toda a programação permaneceu disponível na plataforma até 31 de dezembro de 2020 e agora se encontra disponível no site do PRODAEX www.dancaexperimental.com distribuída em posts.

Como fruto do seminário apresentamos este volume em Anais com algumas das palestras ministradas no evento no formato de artigo e outras em formato de resumo com os respectivos links do vídeo de apresentação no canal do Youtube. Neste volume, também, se encontram artigos das comunicações orais apresentadas nos GTs, resumos expandidos referentes à Mostra de Pôsteres, além das sinopses, fichas técnicas e respectivos links de cada trabalho inscrito nas Mostras de Dança, de Videodança e de Videodança-documentário. 

Assim, estes Anais estão organizados da seguinte maneira: No primeiro capítulo se encontram a palestras de Abertura do evento em que a autora aborda o tema do seminário com o objetivo de refletir a dança e sua conexões com a arte, a linguagem, a cultura e os temas da diversidade e da inclusão social. Em seguida, estão as palestras ministradas em três Colóquios. 1) Dança, Arte, Diversidade e Inclusão com a presença dos professores Dra. Giselle Guilhon (UFPA), Dra. Anamaria Fernandes (EBA/UFMG) e do Dr. Marcos Campos (UFC). 2) Dança e Linguagem: escrita e prática artística com a presenças dos professores Dr. Antônio Laginha (CLEPUL/Portugal), Dra. Ciane Fernandes (UFBA) e Dra. Siane Araújo (CEFET/MG). 3) Ciências da Dança com a professora Dra. Bárbara Pessali Marques (Bastidores/BH) e a professora doutoranda Tatiana Boletini (UFMG).

No segundo capítulo encontram-se as palestras de professores convidados vinculados aos Grupos Temáticos (GTs). No GT Dança e Processo de Criação contamos com a presença dos Professores: Dra. Mariana Trotta (UFRJ) e Dr. Jardel Sander. No GT Estudos Interdisciplinares da Dança, temos a presença da professora especialista Keila Barros (Fábrica de Artes/BH). Em seguida seguem os artigos alusivos às comunicações orais destes GTs e também do GT “A Dança na/da Escola”.

No terceiro capítulo encontram-se os Resumos Expandidos referentes à Mostra de Pôsteres. Finalmente, do quarto ao sexto capítulo, estão relacionadas as Mostras Virtuais de Dança, de Videodança e de Videodança-documentário.Esperamos que o conteúdo aqui publicado venha contribuir para a reflexão, o enriquecimento e aprofundamento esperado para o conhecimento e para a pesquisa no campo da Dança! 

Acesse e baixe os Anais no link:

ANAIS 16 Seminário Internacional CCODA/UFMG de Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz (Organizadora) está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://dancaexperimental.wordpress.com/2020/12/22/anais-16-seminario-internacional-concepcoes-contemporaneas-em-danca/.

Boa leitura, boas danças!

Profa. Dra. Isabel Coimbra

Programa de Dança Experimental (PRODAEX)

Grupo de Pesquisa Concepções Contemporâneas em Dança (CCODA)

EEFFTO- UFMG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s