MOSTRA DE DANÇA

SUMÁRIO

A CAIXA

AS VALKIRIAS

BODAS – TRECHO DO ESPETÁCULO “OFERTA”

ENTRE SONHOS E POESIAS…TRAVESSIAS!”

MANIFESTO

“PROCURO UMA ALEGRIA”

QUERO ME CASAR

REFLEXOS

***********************************************************************

A CAIXA

Sinopse: Somos diferentes uns dos outros, mas ás vezes a sociedade quer nos jogar numa fôrma ou por si só entramos na CAIXA da nossa mente limitada em crenças vazias e covardes. Deus nos ama em sua multiforme graça, Ele ama no desenho único que fomos criados, se alguém nesse mundo não consegue te compreender, saiba que existe um Deus que entende você. Nós humanos não temos a capacidade plena de entender a cabeça das pessoas e nem somos obrigados a isso, mas temos o dever de respeitar as histórias que cada um carrega ou que a vida está fazendo elas escreverem. Deus Pai te entende dentro da sua caixa, seu mundo, sua ótica. Ele é tão grande ao ponto de se tornar do tamanho da CAIXA que você criou e te trazer para fora te libertando, curando, restaurarando e ressignificando sua caminhada. Abrace o amarelo, Abrace o Sol da Justiça que vem clareando todas as suas trevas te fazendo único. Sacode o pó e que Deus te abençoe e te guarde, faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia dê ti e ti dê a paz que excede todo entendimento. Vamos! Existe vida pra você, CRISTO veio para dar vida e vida em abundância; Saia desse lugar que você entrou ou que te jogaram. Você é mais do que isso, sua tristeza não te define, suas derrotas não te define, seu fracasso não te define! o que te define tem nome. Num mundo onde todos querem levantar uma bandeira, existe uma bandeira que não perece, a bandeira da verdade, ela é Cristo, Ele já venceu tudo, inclusive a morte. Ele é a verdade que sustenta a vida! Somente o fabricante original de um produto entende o que criou. Assim o Criador é AUTORIZADO e tem poder para consertar sua criatura ! Setembro amarelo é pra todos… não quer dizer que não suicídamos que estamos vivos Que seja um clamor pela vida. Porque viver é diferente de existir!

Ficha Técnica

Coreógrafo: Wagner Alves / bailarinos do estúdio Espaço Corpo de Sete Lagoas/ gravado por Daniel Marcio/ música: História da cantora Isadora Pompeo / duração do vídeo 3:33

Video

**************************************************************************

AS VALKIRIAS

Sinopse:As Valkirias são espíritos femininos que seguem os comandos de Odin o deus principal da Mitologia Nórdica. Nessa construção coreográfica o elemento Espada, muito associado as performances de Dança do ventre, veio para simbolizar essa ligação delas com as guerras. Já o elemento Fan Veil traz a associação ao fogo dos campos de batalha, fazendo referência ao caos atribuído a elas.

Ficha Técnica: 

Criação: Karina Priscila Figueiredo dos Santos

Bailarina: Karina Priscila Figueiredo dos Santos 

Estilo: Dança do Ventre

Espetáculo: Deuses e Mitos – Dezembro de 2019 

Instituição: Espaço Cultural Arte e DançaDuração: 5:40

**************************************************************************

BODAS – TRECHO DO ESPETÁCULO “OFERTA”

Sinopse: Profecia há muito proferida, por demais esperada e, às vezes, esquecida. Do Gênesis ao Apocalipse, Sua vinda é o tema central, para redimir o homem e livrá-lo da sua escuridão. Em uma perspectiva da dança contemporânea, a OFERTA viva e movida no palco retoma os trechos que O anunciaram e encarnam o clamor da Noiva que anseia pelo Noivo. Como semente plantada no coração do homem, desejo ardente que se multiplica como bambu no ribeiro de águas, estandarte erguido à frente do povo escolhido, o espetáculo anuncia Aquele que era, que é, e que há de vir.

Ficha técnica:

Direção Geral: Alan Gregório 

Coreógrafos: Camila do Amaral Gomes Lopes, Ully Cristine Monteiro Zanon, José Guilherme de Andrade Almeida

Coreógrafo Convidado: Tiago Oliveira

Bailarinos: Ully Cristine Monteiro Zanon, José Guilherme de Andrade Almeida, Ana Cecília Villalba, Peter Levi

Canção: Carol Ann

Artista e Compositor: Michael W. Smith

Álbum: Freedom

Cenário: Joel d’Castro

Iluminação Rommel Equer

Figurino: Thalita Almeida, Ully Monteiro

Produtora: Skilos 

Realização: Cia Dança & Vida

**************************************************************************

ENTRE SONHOS E POESIAS…TRAVESSIAS!”

Sinopse: “Entre sonhos e poesias…travessias!”[1]

Anseios e devaneios em corpos que expressam suas identidades e fortalecem o mundo imaginário da dança e seus desdobramentos

Narrativas individuais divididas coletivamente, desenhadas em movimentos

A força do coletivo estando juntos, porém separados e protegidos

A performance propõe uma reflexão sobre a arte do movimento em tempos de pandemia, o descaso com a Cultura e a quantidade de mortos pela COVID -19 no Brasil.

Ficha Técnica:

Elenco: Aline Josi, Ana Paula Moreira, Ivo Borgneth, Larissa Samantha, Lucas Bonifácio, Marília Moraes, Rosângela Ferreira, Vanessa Silva

Música: “Chaconne” Mário Ulloa

Imagem: Manlio Macchiavelo

**************************************************************************

MANIFESTO

Sinopse: A coreografia “Manifesto” se apresenta como possibilidade de pensar corpo, movimento e cidade como potência política e crítica de mundo. 

Ficha Técnica:

Concepção e direção: Carla Gontijo

Vídeo: Carla Gontijo

Elenco: Átila Muniz, Aurora Assis, Ana Lúcia Silva, Camila Lima, Cristal Proti, Elina Penna, Iara Ferreira, Isabela Gutz, Maria Clara Oliveira.

**************************************************************************

“PROCURO UMA ALEGRIA”

Sinopse: A coreografia foi criada a partir dos poemas de Carlos Drummond de Andrade, autor homenageado na Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC) de 2019. Os poemas foram musicalizados pelo cantor e compositor Belchior, e as alunas da EMEF Prof.ª. Antônia Antunes Arouca, aceitaram o desafio de sua inspetora Jennifer de Souza Campos a uma experimentação de dança na escola, unindo adolescentes de diferentes estereótipos a um estilo distante de suas realidades e as conectando a literatura e a música brasileira. Durante o processo de criação desta coreografia, as alunas se permitiram a descoberta dos componentes que constituem a arte, superando barreiras do início ao fim. O resultado desta obra quebrou paradigmas relacionados a dança na escola, e proporcionou uma vivência totalmente diferente do que estavam acostumados, e ainda, desenvolveram não somente elementos de interpretação, expressão, movimento e conhecimento do corpo e seus gestos, como também a autonomia, criatividade, cooperação, responsabilidade, consciência social e persistência, favorecendo um trabalho interdisciplinar e estabelecendo diálogo entre Dança, Literatura e Escola. 

Ficha Técnica:

Criação: Jennifer de Souza Campos.

Nome dos Bailarinos: Aléxia Saez, Ana Layla de Souza Correia, Ana Vitória de Abreu Alves Soares, Bruna Mesquita da Silva e Lívia Mesquita Tavares. 

Instituição: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba – EMEF Prof.ª Antônia Antunes Arouca.

Trilha Sonora: Música Procuro uma alegria, Belchior –  CD as várias caras de Drummond.

Duração do Trabalho: 2min e 17seg. 

***********************************************************************

QUERO ME CASAR

Sinopse: A coreografia foi criada a partir dos poemas de Carlos Drummond de Andrade, autor homenageado na Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC) de 2019. Os poemas foram musicalizados pelo cantor e compositor Belchior, onde os alunos da EMEF Prof.ª. Antônia Antunes Arouca, aceitaram o desafio de sua inspetora Jennifer de Souza Campos a uma experimentação de dança na escola, unindo adolescentes de ambos gêneros e diferentes estereótipos a um estilo distante da realidade dos mesmos e os conectando a literatura e a música brasileira. Boa parte dos alunos não tinham contato direto com a dança, e durante o processo de criação desta coreografia, se despertaram e permitiram a descoberta dos componentes que constituem a arte, superando barreiras do início ao fim. O resultado desta obra quebrou paradigmas relacionados a dança na escola, e proporcionou aos alunos uma vivência totalmente diferente do que estavam acostumados, e ainda, desenvolveram não somente elementos de interpretação, expressão, movimento e conhecimento do corpo e seus gestos, como também a autonomia, criatividade, cooperação, responsabilidade, consciência social e persistência, favorecendo um trabalho interdisciplinar e estabelecendo diálogo entre Dança, Literatura e Escola.

Ficha Técnica: 

Criação: Jennifer de Souza Campos.

Instituição: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba – EMEF Prof.ª Antônia Antunes Arouca.

Trilha Sonora: Música Quero me casar, Belchior – CD as várias caras de Drummond.

Nome dos Bailarinos: Aléxia Saez, Ana Vitória de Abreu Alves Soares, Bruna Mesquita da Silva, Carolina Maia, Jeane dos Santos Liro, Jennefer Lopes Almeida Miranda, Joyce Fernanda da Silva Soares, Lívia Mesquita Tavares, Luana Sena Saes, Mariane Alves de Sanctis, Murilo Drumond Lesther Leão, Nayara Ramos Florencio e Thais Correia Almeida Fernandes. 

***********************************************************************

REFLEXOS

Sinopse: Os movimentos do cotidiano se refletem em danças imaginativas e imaginárias tecidas na interação do corpo com o espaço. Superfícies espelhadas refletem o corpo em estados em que a visão chega atenta ao seu redor. Amplie o seu olhar e a sua visão, veja tudo que quiser ver e imagine muito mais…

Ficha Técnica:

Criação: Belister Rocha Paulino

Instituição: Universidade de Brasília

Departamento de Pós-Graduação em Artes Cênicas – Doutorado


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s