LANÇAMENTO E DIVULGAÇÃO DE LIVROS

COLEÇÃO ANTROPOLOGIA DA DANÇA

ORGANIZADORA: GISELLE GUILHON ANTUNES CAMARGO

Editora: Insular

Ano: 2013

ISBN: 978-85-63189-54-7

ANTROPOLOGIA DA DANÇA I

O livro Antropologia da Dança I reúne dez artigos referenciais da área, escritos por antropólogas (Adrienne Kaeppler, Giselle Guilhon, Joann Kealiinohomoku, Suzanne Yourgerman, Theresa Buckland) e etnomusicólogos (John Blacking, Hugo Zemp, Jean-Michel Beaudet), apresentando questões e paradigmas teóricos de suma importância para o estudo da dança e, consequentemente, das práticas musicais. Tais questões estão dispostas desde os fundamentos filosóficos da escola difusionista alemã, perpassando por questões metodológicas, relacionadas à notação do movimento e à etnografia, bem como discutindo aspectos conceituais (estilo, gênero, movimento, significado, etc.), inclusive em relação à mudança recente de perspectiva na Etnografia da Dança. O livro finaliza com dois exemplos particulares de práticas coreográficas e sonoras de sociedades específicas. 

ANTROPOLOGIA DA DANÇA II

Editora: Insular

Ano: 2015

ISBN: 978-85-7474-864-1

O livro Antropologia da Dança II oferece contribuições de uma geração de estudiosos da arte e em particular da dança – integrantes e colaboradores do Projeto CIRANDA (Círculo Antropológico de Dança) –, oportunizando discussões sobre história, método, escopo e interdisciplinaridade do estudo da dança em contextos diferenciados. Alguns dos artigos que compõem este livro destacam fazeres e sentidos particulares para movimentações corporais e/ou coreografias em contextos específicos, ressaltando a necessidade de conhecer, valorizar, aprender e aprofundar o campo do estudo da dança a partir de novas perspectivas filosóficas.  

ANTROPOLOGIA DA DANÇA III

Editora: Insular

Ano: 2015

ISBN: 978-85-7474-879-5

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

O livro Antropologia da Dança III traz uma densa trama de textos que revelam a contemporaneidade dos desafios, abordagens e vertentes de investigações antropológicas cujas ênfases estão nos estudos etnográficos, enquanto construção epistemológica do comportamento humano. O livro se estrutura em três unidades, não havendo fortes demarcações fronteiriças entre elas: na primeira, encontramos um conjunto de cinco artigos classificáveis como estudos em performance; na segunda, há um grupo de três textos filiados à corrente etnocenológica; e, na terceira, deparamo-nos com um agrupamento de quatro artigos indexáveis como estudos sobre ritual.

ANTROPOLOGIA DA DANÇA IV

Editora: Insular

Ano: 2018

ISBN: 978855240074-5

O livro Antropologia da Dança IV reúne treze textos que tem como eixos norteadores: a história da Antropologia da Dança; as abordagens estéticas antropológicas e seus nexos no campo da criação e dos processos artísticos; as relações da Antropologia com a Dança, com ênfase em diferentes tradições de dança, com suas respectivas contextualizações étnicas, culturais, religiosas e de gênero; a produção da pesquisa em Dança, pontuando a dimensão denominada embodiment no/em/com o campo e no/com/através do corpo; e um debate das transformações provocadas pelas recentes críticas pós-modernistas e desconstrutivistas no campo da Dança e sua Antropologia, e vice-versa, no modo como a presença da dança e das questões a ela associadas, especialmente os temas do corpo, do gesto e do movimento, acabam por afetar a construção epistemológica das disciplinas científicas. Essas questões apresentam-se combinadas às investigações de ordem etnográfica, envolvendo estudos das sociedades ameríndias, das culturas tradicionais, das culturas populares, das festividades, da dança moderna e contemporânea, do ballet e das formas de experimentação artística e suas teorizações, como é o caso do contato-improvisação. Os textos desta coletânea promovem a travessia pela História da Antropologia e os momentos marcantes da presença da dança em suas investigações clássicas, relembrando as diferentes origens desse encontro disciplinar e de suas afecções, lições e recomendações daí surgidas e retiradas. 

**************************************************************************

NOS PASSOS DA SEMIÓTICA: UM DIÁLOGO ENTRE A DANÇA E A ESCOLA DE PARIS

Autora: ISABEL CRISTINA VIEIRA COIMBRA DINIZ

Editora: Appris

Ano:2018

ISBN:  9788547-317621

O livro “Nos Passos da Semiótica: um diálogo entre a Dança e a Escola de Paris”, apresenta e desenvolve os principais conceitos para a descrição da construção do sentido do discurso da dança sob a perspectiva da semiótica de linha francesa (greimasiana). A partir de sua experiência como semioticista, produtora de arte, coreógrafa e artista da dança, a autora propõe sob a perspectiva da teoria da significação, a compreensão da dança como linguagem.  O caminho escolhido para a identificação dos mecanismos de produção de sentido na dança, são o semissimbolismo, o sincretismo, a semiótica visual e a semiótica tensiva. Nessa empreitada “A Sagração da Primavera”, obra das mais importantes e emblemáticas realizadas no século XX, delimitada pelos espetáculos de dança coreografados por Vaslav Nijinsky em 1913 e por Pina Bausch em 1975 são o ponto de partida para essa aventura. Por seu conteúdo marcante e de abordagem vanguardista da Escola de Paris, a autora proporciona uma leitura arrojada e profunda a respeito da discussão acerca do papel dos elementos da semiótica francesa no funcionamento do texto-dança como um acontecimento sempre a se desvendar. O conteúdo deste livro revela o rigor e a inventividade da semiótica francesa como acesso ao sensível e ao inteligível da obra artística. A leitura é recomendada para estudantes e pesquisadores das áreas da Dança, da Linguagem, da Linguística, da Arte, da Educação, da Comunicação, da Educação Física e para qualquer pessoa que se interesse pelos temas da semiótica francesa e dos mecanismos para a construção do sentido do texto sincrético.

**************************************************************

DANÇA CRISTAL: DA ARTE DO MOVIMENTO À ABORDAGEM SEMÁTICO-PERFORMATIVA

Autora: Ciane Fernandes
Editora: Edufba

Ano: 2018
ISBN: 978-85-232-1698-6

O livro traça o desenvolvimento da Abordagem Somático-Performativa de pesquisa em artes cênicas, a partir de uma perspectiva autobiográfica, simultaneamente acadêmica e poética, analítica e criativa. A abordagem inédita no país, faz parte do terceiro paradigma metodológico, integrando o arcabouço da Prática Artística como Pesquisa, que vem sendo desenvolvido principalmente na Austrália, Escandinávia e Inglaterra, apresentadas na obra num entrelaçamento de criação interartística fundamentada na corporeidade e reflexão teórica transdisciplinar. A Abordagem associa a educação somática e os estudos da performance, fundamentando-se na Análise Laban/Bartenieff de Movimento, no Movimento Autêntico, na dança-teatro e na performance, integrando também questões relativas à improvisação, à dança e diferença (dança inclusiva), à intervenção urbana e à ecoperformance


Dan1ça Cristal: da arte do movimento à abordagem somático-performativa

 

**************************************************

DANÇA: EDUCAÇÃO, LAZER E ARTE NOS PERCURSOS DE PESQUISA DO GRUPO EDUDANÇA

Organizadores: Elisângela Chaves e Gustavo Pereira Côrtes

Editora: Rede Cedes MG

Ano:2019

ISBN: 9788567-783093

SINOPSE: A publicação de um livro sobre a produção do EDUDANÇA está fundamentada na sistematização das pesquisas, debatidas e estudadas no âmbito do Grupo de pesquisa. A proposta é compor uma publicação de estudos e pesquisas, dos pós-graduandos, professores e pesquisadores vinculados à instituição e/ou parcerias interinstitucionais que possibilitem diálogo acadêmico científico entre a Dança e a educação física, a educação, o lazer e a cultura.

http://vitormarinho.ufsc.br/handle/123456789/799

Mostrar registro completo

**************************************************

ANÁLISE COREOGRÁFICA: O ESPETÁCULO “NAZARETH” DO GRUPO CORPO

Autora: Siane Araújo

Editora: Appris

Ano: 2015

ISBN:  9788581926582

Análise Coreográfica: O espetáculo “Nazareth” do Grupo Corpo apresenta uma proposta de análise da estrutura coreográfica do Grupo Corpo Companhia de Dança no balé “Nazareth”, em vídeo. Neste espetáculo, José Miguel Wisnik compõe a trilha sonora recriando músicas de Ernesto Nazareth a partir de algumas referências da literatura de Machado de Assis à dança. Sendo assim, para a análise interessa como a equipe de criação do Grupo Corpo se apropria das diferentes linguagens artísticas brasileiras, como a literatura e a música, para compor o balé. Nesse contexto, o corpo é tomado como signo, ou melhor, como um “corpo semiótico” presente na relação dialógica e plural entre o cenário, os figurinos e a iluminação estabelecendo uma rede de sentidos reflexos e circulares.

************************************************************

SEMIÓTICA Y DANZA: UN ANÁLISIS DEL BALLET “NAZARETH”

Autora: Siane Araújo

Editora:  Editorial Académica Española

Ano : 2012
ISBN-13 : 978-3845497204

La segunda edicin de la obra dispone del contenido actualizado y expandido. La propuesta es de anlisis semitico del ballet “Nazareth” del Grupo Corpo Compaa de Danza, archivado en video. El proceso de creacin de ese ballet representa la transposicin intersemitica de algunas referencias de la literatura de Machado de Assis a la composicin musical del espectculo y, por lo tanto, a la coreografa. La musica es una adaptacin de obras del compositor Ernesto Nazareth, por el musico literario José Miguel Wisnik, a la coreografa de Rodrigo Pederneiras. Así, importa como el Grupo Corpo se apropia de las diferentes lenguajens artisticas brasileñas, como la literatura y la musica, para componer la danza. El analisis es conducida por la semiotica de Charles Sanders Peirce, por los conceptos de Haroldo de Campos como de “transposicin creativa” o “transcreacin” y por la Teoria Corpomidia de las profesoras Helena Katz y Christine Greiner, de la Pontifícia Universidad Catolica de São Paulo (PUC-SP). El discurso del cuerpo hace en dialogo con el escenario, los trajes, la iluminacin y la banda sonora de una danza en la pantalla. Buena lectura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s